O sistema dinâmico de armazenagem, garante diversos benefícios ao estoque que será inserido. Adequado a diversos tipos de operações, que vão desde o inicio da produção, até o estoque dos produtos de alto giro, opera a partir do principio FIFO (First in – First out).
Esse sistema é indicado para o controle de cargas que merecem atenção com prazo de validade ou são produtos perecíveis. O principio FIFO faz com que as mercadorias abastecidas de um lado e retirados do lado oposto, onde o primeiro palete armazenado será o primeiro a ser retirado, o que favorece para cargas deste tipo.
Já em relação a metodologia aplicada a forma de operação, o sistema Dinâmico conta com pistas inclinadas, nelas o palete desliza sobre roletes por ação da gravidade aonde ficará posicionado por um certo tempo.
Este sistema permite que sejam aplicadas instalações compactas para espaços pequenos, no entanto, os corredores de abastecimento e retirada são separados, o que aumenta a perfomance da operação e economia de tempo.
Sua estrutura pode variar entre dois tipos (Push back e Flow rack) conforme a necessidade do cliente:
Push Back: permite alta densidade em armazenagem e um ótimo aproveitamento tratando-se do volume de cargas armazenadas. Para sua operação, é utilizado o principio LIFO (Last in- First out), ou seja, a carga armazenada por ultimo será a primeira a ser retirada e é recomendado para rotação média de estoque pois sua estrutura é compacta e conta com apenas um corredor para o armazenamento e a descarga.
Flow Rack: é ideal para mercadorias e cargas de porte pequeno, e alta rotatividade dentro do estoque, destinado a itens do tipo A, na curva ABC. Tem como característica a redução em tempo de picking e alta eficiência em linhas de produção. Operando a partir do princípio FIFO (First in – First out), ou seja, o primeiro que entra é o primeiro que será descarregado, também possui corredores de abastecimento e retirada separados. Possuindo perfeita integração ao sistema Pickby-light, de acordo com a necessidade da empresa.
VANTAGENS:
Alto giro de estoque.
Por tratar-se de uma forma ágil e que garante o controle correto de cargas perecíveis, resulta no alto giro de mercadorias estocadas em armazéns.
Operações com princípio FIFO.
O sistema FIFO (First in – First out) garante o melhor aproveitamento do estoque. Sua forma de atuação baseia-se n operação a partir de dois corredores distintos, um sendo direcionado ao abastecimento, e do outro lado a descarga.
Adequado a diversas operações.
Adequado a diversas formas de operar com cargas, principalmente as perecíveis, está inserido desde o início de uma produção, até o momento em que a mercadoria será destinada a um estoque. As estruturas do sistema Dinâmico ainda contam com variantes: push back e flow rack, destinadas a diferentes tipos de mercadorias.